25 de janeiro de 2012

Xadrez em Debate...





Meus caros,

Como o período é escasso em relação a torneios e vivemos um período pré-AGO, marcada para 10/2/2012, parece-me oportuno divulgar uma sequência de e-mails recebidos...


Primeiro, o e-mail do Joca, que, sabe-se lá por que, resolveu fazer Política às avessas, referindo-se a uma sequência de e-mails que falava sobre o resultado da final do Interior:


Amados,

Com tristeza recebi o e-mail a seguir repassado.Que não lhe cause o mesmo desconforto, mas sirva de exemplo.Por quaisquer motivos, políticos, pessoais, "transcendentais" que sejam, não se deve trabalhar contra o xadrez!Perde o xadrez, perde o enxadrista!Boicotar torneios, fomentar discórdias e picuinhas é "política menor", recurso de despreparados, o que não é o presente caso, pela qualidade dos missivistas. Foi um mau momento, uma "capivarada" de grandes Caissanos! A paixão política não pode jamais sobrepujar nosso "Gens una Sumus"!Vamos lá no simpático "Club Municipal", querida Tijuca, rever os amigos, almoçar no "Rei dos Galetos"; tomar aquela cervejinha e empurrar nossa amada madeirinha! Deixemos a política para os "poderosos" e suas ambições desmedidas.Afinal, como sempre digo: "Capivara apanha, apanha mas se diverte!"Nos vemos por lá! (Cariocada, levem o pontinho do bom e velho Joca!)

Abraços,

....indo para o "Blitz Cidade de São Paulo" - torçam pelo Joca!






Depois, a resposta do MF Mascarenhas, cuja publicação foi autorizada:



Queridos companheiros de tabuleiro,


perseverem na luta pelo que amamos, mas respirem novos ares.
Sem nenhum juízo de valor, apenas respirem novos ares.

Mantenho e reforço minha posição crítica ao que está aí sem nenhuma pecha ou ira, apenas não posso e não vou compactuar com o que presencio há quase duas décadas no RJ. Essa postura depende apenas de mim e é portanto soberana e inquestionável.

Se a vocês apetece ou favorece o contexto atual no RJ, sigam navegando nessas águas, sem nenhum rancor ou mágoa de minha parte. De novo, posto ser uma opção individual, soberana e inquestionável. Eu simplesmente não posso mais fazer isso, pelo que o xadrez verdadeiramente representa para mim há mais de 40 anos. E com total transparência e tranquilidade reafirmo que não participo mais em eventos oficiais no RJ com esse meu amor e atuação presencial direta enquanto esse caos predominar no xadrez do RJ.  Se houvesse coerência e propósitos adequados na gestão atual da FEXERJ creiam que eu seria seu maior defensor e apoiador.

Leiam mais sobre Gandhi que vão entender mais a fundo o que deve ser feito. Uma boa síntese pode ser vista no filme sobre a vida dele. Vale assistirem (mesmo que novamente, se já o fizeram), pois é uma verdadeira aula de vida, amor e defesa ao que de mais profundo acreditamos ser o certo. O castelo de areia da atual gestão FEXERJ está desmoronando inapelavelmente pela incompetência visível de seus atuais gestores, mas também por simples e tranquilas ações de não participação ou apoio, em paralelo a ações construtivas e muito esforço de muitos, em prol desse novo contexto que se avizinha.

A atual política de estatutos e regras confusas e/ou manipuladas, de votos de cabresto ou fantasmas, de repressão direta de votos opositores, de não fomento de novos potenciais opositores não surte efeito algum frente à concreta resistência pacífica de todo o coletivo individual. A não presença individual simplesmente derruba tudo isso sem discussão ou alarde....

A resistência maior ao desmando não se dá pelo grito ou afronta direta, mas sim por posições tranquilas, porém firmes e coerentes com o que se deseja atingir. Se isso incomoda os poderosos no poder e seus missivistas da hora, é sinal de seu efetivo resultado. De novo, sem ira, rancores ou desavenças, simplesmente a não compactuação serena de muitos destruirá esse castelo de areia em menos tempo que vocês possam imaginar, abrindo espaço para melhores condições de prática de xadrez no RJ.

Defendo serena e publicamente todo esse racional exposto acima em qualquer contexto ou local. Por essa razão copio a outros blogueiros de respeito, o Maia, o Amorim e o Kemper, que se desejarem podem publicar esse meu texto.

Chega do que está aí!
SÓ DEPENDE (da decisão soberana) DE CADA UM DE NÓS!

Recebam meu mais cordial abraço e votos de muitas felicidades e prática de muito xadrez em suas vidas. E muita saúde também!

MF Alberto Mascarenhas




E, por fim, a resposta de Álvaro Frota, um dos destinatários do e-mail original. Publicação autorizada.


Prezado Joca!

Você não se dignou a responder o e-mail que anteriormente lhe enviei, no qual critiquei construtivamente a postura política que você adotou no cenário do Xadrez Fluminense.

E agora você me envia mais um e-mail, total e completamente político, tentando queimar politicamente o candidato da oposição ao afirmar que o Mascarenhas "trabalha contra o Xadrez" quando propõe abertamente o boicote aos eventos da FEXERJ com vistas à derrubada da ditadura-casuísta que impera em nossa Federação, condição necessária para o crescimento do Xadrez em nosso Estado.

O Mascarenhas faz política abertamente. Você se disfarça deapolítico para fazer política. Qual dos dois faz "política menor"?

Você deve achar que todo mundo é otário e só você é esperto, que ninguém percebe qual é exatamente seu relacionamentopolítico com a citada ditadura-casuísta.

Sabe o que é mais triste nisso tudo? É saber que as promessas que lhe fizeram não serão cumpridas. Ao fim e ao cabo, você vai ficar na mão. Mas, enfim, é bem sabido que aquele que acha que todo mundo é otário acaba adotando o comportamento...

Se, por outro lado, houver renovação e a Convergência ganhar, o Xadrez no Rio de Janeiro irá crescer, e muito. O Xadrez irá crescer tanto que sua atividade de vender produtos enxadrísticos pirateados poderá até mesmo se transformar em um comércio legalizado. Você poderá parar com a apropriação indevida de direitos autorais alheios. Ou seja, uma vitória da Convergência lhe dará a oportunidade de deixar de ser amigo do alheio. Mas, pelo visto, você não está interessado...

(Entre parênteses, para não ser acusado de hipocrisia, eu reconheço que já caí na esparrela de comprar seus produtos. Primeiro, educadamente, lhe disse "não, muito obrigado". Mas depois comprei, para ajudar a quem considerava amigo. Um comportamento humano-cultural igual a de tantos outros, que explica mas não justifica. Desculpe-me, mas não voltarei a fazer isso.)

Então é isso, meu prezado! Pare de trabalhar politicamente contra o Xadrez do Rio de Janeiro! Nem precisa a apoiar a Convergência. Já seria suficiente o Joca deixar de ser um garoto-propaganda barato...

Aquele abraço!

Álvaro Frota


....................................................

Alguém ainda duvida?


Abraços,
Kemper