5 de janeiro de 2012

Carlsen está a um passo do recorde de Kasparov...

GM Magnus Carlsen

Caros jogadores,

Nesta semana, saiu a lista de rating da FIDE. Confesso que tenho grande satisfação em perceber que algumas instituições funcionam. É muito bom ver que prazos são cumpridos; jogadores e organizadores respeitados. Uma verdadeira lição pode ser aprendida. Gosto da forma britânica como as listas de rating são publicadas no site.

Tenho o hábito de pesquisar e comparar estatísticas, países, jogadores etc. Não posso querer que todos tenham essa paciência... Justamente para lhes poupar, destaco duas grandes evoluções; a primeira já comentada em muitos blogs: a consolidação de Magnus Carlsen (2835) como número 1 do mundo, aproximando-se da marca histórica de Garry Kasparov (2851), que se aposentou em 2005. Vejam o TOP 10:


Porém, a evolução que mais me chamou a atenção foi a de nosso GM Rafael Leitão (2640), campeão brasileiro pela quinta vez, em 2011. Ele atingiu a maior marca de sua carreira e assumiu a liderança do ranking nacional, ultrapassando o GM Giovanni Vescovi (2604). Vejam o TOP 10 Brasileiro:


Caso queiram ver mais ratings, cliquem nos links abaixo:

TOP 100 - Masculino





Grande abraço,
André Kemper