19 de janeiro de 2012

Xadrez como Instrumento de Controle Social





Caros leitores,


Seguindo nosso planejamento, vez que amanhã é feriado... E ainda temos muita coisa por acontecer no feriadão...  Antecipo a publicação do post do leitor, mais uma gentil contribuição, desta vez de meu amigo Renato Oliveira, profissional do Xadrez, com atuação na Região Serrana (Quatis, Volta Redonda, Resende, Barra Mansa e redondezas), a quem muito agradeço pela participação. 


Caso você também queira publicar um post no blog, basta enviar e-mail para xadrezsemdemagogia@globo.com e aguardar, pois às sextas-feiras o espaço é dedicado àqueles que desejam publicar uma matéria, sem o ônus de manter um blog. Agradeço por demais a contribuição e convido, novamente, cada um de vocês, a contribuir com seu conhecimento e experiências.

Abraços,
André Kemper

.....................................................................


Xadrez como Instrumento de Controle Social
Por Renato Oliveira dos Santos



Muitos discutem a importância do Xadrez como ferramenta pedagógica, ferramenta para desenvolver o intelecto e instrumento para prevenir ou retardar doenças mentais, em muitas das vezes crônicas, fornecendo uma melhor qualidade de vida a seus hospedeiros. Venho abordar a utilização do xadrez como INSTRUMENTO DE CONTROLE SOCIAL.

Quando se instituiu a Educação Física nas Unidades Escolares, o intuito era fornecer aos Educandos a possibilidade de exteriorizar sua agressividade de forma sadia, através de atividades, muitas vezes de contato ou esforço contínuo. Porém, a atividade física, mesmo sendo de grande valia para a formação e desenvolvimento de várias aptidões físicas, sendo essencial para a construção de indivíduos prontos para o mercado e convívio social, não atende à necessidade de exteriorizar nossa agressividade mental, toda carga mental negativa acumulada através de problemas de relacionamento no convívio social, profissional e familiar.Hoje, a humanidade sofre uma de suas maiores mazelas, assolada por inúmeras doenças de cunho psicológico dificultando o convívio social, produzindo efeitos negativos nas relações como um todo.

Em muitas Unidades Escolares e Instituição de Menores, não só pelo Brasil, mas pelo mundo a fora, utiliza- se o xadrez como instrumento de controle social, melhorando em seus praticantes o relacionamento inter e intrapessoal, possibilitando aos praticantes a oportunidade de exteriorizar suas fraquezas mentais, frustrações, problemas de relacionamento e uma série de outras mazelas dentro das 64 casas, expelindo toda a sua agressividade emocional de forma sadia e construtiva não só para si como para o próximo.

No município de Quatis, cidade onde trabalho ajudando a Coordenar o projeto de Xadrez Escolar e Esportivo, onde 850 dos 2200 alunos da Rede Municipal de Ensino são atendidos, realizamos uma análise de rendimento para elencar junto aos professores, alunos, direção e funcionários quais os benefícios adquiridos com a inclusão do xadrez na rotina escolar destes alunos. Segundo relatos de professores, muitos destes feitos em conselho, tão importante quanto os resultados apresentados no aumento do rendimento escolar, é a melhoria no relacionamento e convívio PROFESSOR x ALUNO e principalmente na relação ALUNO x ALUNO. Relatam, hoje, que alunos antes considerados problema e praticamente irrecuperáveis se tornaram mais propícios ao convívio, aprendendo a se relacionar com o outro e a respeitar que o outro é diferente de meu EU, respeitando regras, compreendendo, respeitando as diferenças e proporcionando um ambiente de paz e compreensão.

Cerca de 40% dos alunos considerados problemáticos apresentaram conceituadas melhoras em seu comportamento e convívio. Outro resultado positivo que demonstra estes benefícios é o trabalho desenvolvido por uma das instrutoras de Quatis junto à APAE, onde vários alunos com histórico de agressividade se tornaram mais pacientes, serenos e tranqüilos e, em alguns casos, mais propensos ao convívio social, dando uma melhor qualidade de vida a eles e seus familiares.

Meu objetivo ao escrever sobre este Tema não é apontar o xadrez como a solução para todos os problemas da sociedade, mas demonstrar que existem vários campos ainda não explorados de forma devida para que o xadrez possa atuar, proporcionando e melhorando uma melhor qualidade a seus adeptos, independente da área abordada. Cabe a nós, profissionais do Xadrez, nas suas mais diversas especialidades e campos de atuação, nos qualificarmos  para utilização destes mecanismos.