5 de março de 2012

Judit Polgar não resistiu...

Meus caros,


Não há como deixar de registrar que foi uma excelente escolha viajar para Caxias do Sul e jogar o XII Torneio Internacional da Festa da Uva, realizado de 1 a 4 de março.

Um torneio excepcional!!! Para quem quiser apenas ver os resultados, basta clicar AQUI. Destaque para o campeão, Gilberto Milos, com performance de 2808!!! Fez 8,5 em 9!!!

Lembro que aqui escrevo, a minha visão do torneio. Quem quiser algo mais formal, basta aguardar a matéria  completa no ChessBase. Há uma prévia já publicada. Clique AQUI.

Dia 1/3
Cheguei para a palestra da GM Judit Polgar. Ela falou sobre sua vida profissional e respondeu perguntas da plateia, por mais de 1h. Foi válido para entender a teoria que seu pai se esforçou para comprovar - de que a genialidade pode ser moldada/construída. O método efetivamente foi comprovado, pois o cidadão conseguiu formar três GMs dentro de casa, na mesma família...

Aproveitei para pedir um autógrafo e tirar a foto abaixo...


A simpática GM Judit Polgar


Dia 2/3
Eu teria de participar da simultânea à noite, marcada para 20h. Aproveitamos para passear por Gramado, Canela e Nova Petrópolis. Aluguei um carro e seguimos para aproveitar o dia, como boas fotos, chocolate e muita alegria.
Um passeio descontraído por Gramado...

À noite, tive o privilégio de enfrentar a GM Judit Polgar em uma simultânea ofertada a 38 enxadristas, no Shopping Iguatemi, de Caxias do Sul. Não posso negar que a pressão era grande... Estive bem na partida. No lance 20, perdi muito tempo analisando uma posição e perdi uma oportunidade única de ter a partida a meu favor. Era um "simples" d5... Logo em seguida, cometi outras imprecisões e abandonei. Judit venceu 32 partidas, empatou 2 e perdeu 4. Isso provavelmente ocorreu porque ela já estava cansada, pois, durante o dia, teve de vencer o torneio fechado que disputou contra os GMs Milos, Mecking e Andrés.



1. e4 e5 2. Nf3 Nc6 3. d4 exd4 4. Nxd4 Bc5 5. Be3 Nxd4 6. Bxd4 Bxd4 7. Qxd4 Qf6 8. e5 Qb6 9. Qc3 Ne7 10. Bc4 O-O 11. Nd2 Ng6 12. O-O d6 13. exd6 cxd6 14. Rae1 Ne5 15. Bd5 Be6 16. Bxe6 fxe6 17. Ne4 Rac8 18. Qh3 Rf5 19. c3 Rcf8 20. b3 Ng6?? (d5) 21. Qe3 Qxe3 22. Rxe3 Rd5 23. c4 Ra5 24. Nxd6 1-0

Dia 3/3
Finalmente, o torneio começaria. Já na pousada, pude perceber os diferenciais da organização. Havia um aviso no restaurante, dizendo que haveria transporte para os jogadores... Um luxo, já que só se vê este tipo de oferta a GMs e MIs... Foi singelo, mas muito útil.

Quando chegamos ao excelente salão de jogos da foto abaixo, tivemos contato com uma estrutura de evento muito acima do que estamos acostumados. Vou listar o que me surge de imediato:

1.) Cerca de 200 jogadores
Para o que estou acostumado, é MUITA gente.

2.) 10 Grandes Mestres!!!
Além MIs, MFs e muita gente forte de verdade!!! 

3.) Transmissão por telão das mesas 1 e 2
Mais uma novidade para mim...

4.) Área destacada para as mesas principais
A maioria delas com GMs de quem normalmente só se ouve falar...

5.) Numerosa equipe de arbitragem e apoio
Por exemplo, havia duas pessoas dedicadas a computar os resultados. Os jogadores se dirigiam até à mesa de resultados e informavam à equipe de apoio. 

6.) Salão espaçoso e muito bem refrigerado
Invejável!!

7.) Restaurante no local, para mais de 220 pessoas
Com o bom churrasco gaúcho!!

8.) PATROCINADORES!!!
E não eram poucos. Não tem segredo. Bons eventos trazem bons patrocinadores, não o contrário...

Salão de jogos magnífico!!

No sábado, enfrentamos uma maratona de 6 rodadas. Isso mesmo: SEIS RODADAS!! Os ritmos foram 16 min, 30 min e 61 min (duas de cada). Não foi nada fácil... Terminei meu dia com 4 em 6, tendo perdido para um jogador de 2283 e outro de 2247. Razoável para quem era o número 110 do torneio...

Tivemos, ao final das seis rodadas, um jantar de confraternização, muito bem servido. Todos os jogadores inscritos tinham direito ao jantar. Aqui, cabe o registro de que não é absurdo pagar R$ 130 pela inscrição em um torneio. Fomos muito bem tratados, sendo que a inscrição, além de proporcionar o torneio maravilhoso que jogamos, dava direito a:

a) alojamento na sede campestre do Recreio da Juventude (clube organizador)
b) transporte para o local de evento (alojamento, pousada ou hotel)
c) jantar de confraternização
d) material de apoio (papel, planilhas, canetas do evento)

Dia 4/3
Haveria três rodadas de 61 min, sem direito a empate na duas últimas (regra até a mesa 50). Conheci o famoso Armagedon... Minha meta inicial no torneio era ficar entre os 100 primeiros. Ao chegar, alterei para 50... Sabia que para alcançar o objetivo, precisava vencer duas em três e não seria nada fácil... Mas, resumindo, consegui: Venci duas partidas e perdi para um garoto que teve performance de 2401... Fiquei em 30º lugar, com performance de 2095. O carioca melhor colocado! Teve GM em 25º...

O evento terminou e fiquei com uma ótima impressão. Aproveitamos para sair à noite e conhecer um excelente barzinho do Centro. Optamos por não visitar os pavilhões da Festa da Uva porque era o último dia e, naturalmente, haveria uma concentração ainda maior de pessoas. Apenas evitamos...

Destaques
A presença de um garoto de apenas 4 anos, na simultânea com Judit. O futuro está nisso!!

Chadu!!!

A presença de portadores de deficiência visual no torneio internacional. Eles utilizavam aqueles tabuleiros adaptados. Um verdadeiro exemplo de superação. 

Emocionante.

O lançamento do livro da Judit, em Português. Claro que trouxe um autografado... Na verdade, quem participou da simultânea ganhou o livro e a camisa do evento.

O primeiro de Maria Clara - a herdeira.

Enfim, só boas impressões. Judit ficou com o vice-campeonato, mas foi uma verdadeira maratona para ela. 

Vamos aguardar Fortaleza!!! E o time só aumenta... Já temos: Darcy, Mascarenhas, Maia, Ventura... 

Abraços,
Kemper