4 de novembro de 2016

Onde está a FEXERJ???

Prezados,

O "engraçado" é que sou obrigado a escrever no blog justamente pelo mesmo motivo que me fez criá-lo, há alguns anos: a aparente inatividade da FEXERJ. Ano passado eu fui morar no Espírito Santo e já disse até porque passei a jogar por aquele estado. Na época, eu era o Vice-Administrativo da Federação e obviamente não pude continuar na função, embora confiasse na então nova gestão da entidade, com a escolha de seu novo Presidente.

Hoje, tendo regressado para minha bendita terra natal, percebo que estamos à deriva na FEXERJ. Tudo parou!! O site deixou de ser atualizado, as listas de rating não foram devidamente publicadas, o calendário não está sendo cumprido e uma série de problemas podem ser notados facilmente.



A primeira coisa que pensei foi: Algo aconteceu!! E encontrei o último remanescente - o Eterno - da gestão, que tem se dedicado ao máximo para fazer a federação funcionar minimamente. Perguntei a ele: onde está o Presidente? Fiquei um tanto estarrecido com a resposta: SUMIU...

Como assim sumiu? Simples, sumiu. Não responde mais aos e-mails, nem às ligações e não aparece mais em lugar algum. Lembro de ter encontrado o Presidente neste ano, no Campeonato Estadual Classe A, mas tudo me pareceu normal, afinal eu havia acabado de retornar ao Rio de Janeiro.

E agora eu vejo nosso Xadrez abandonado? Sinceramente, não sei como a maioria tem aceitado essa realizada tão passivamente. Os clubes estão largados, sendo certo que os do interior estão praticamente deixando de existir. Os cortes de orçamento têm atingido em cheio as Prefeituras e o próprio Xadrez Escolar está ameaçado. Precisamos nos movimentar pensando no conjunto. 

As ações que estão ocorrendo atualmente são isoladas e refletem o esforço de pessoas consideradas essenciais para seus próprios clubes. Precisamos de mais. Precisamos agir e tem de ser agora. Não podemos ficar de braços cruzados. 

Estou colocando minha cara na janela e quero ajudar. Vamos todos nesta empreitada?