10 de novembro de 2016

Campeonato Mundial começa AMANHÃ!!!

Começa amanhã, em plena New York, a decisão do campeonato Mundial de Xadrez, em que o russo Sergey Karjakin tenta surpreender o mundo, no embalo de Donald Trump...

Quem quiser acompanhar, recomendo o site oficial, que oferece uma forma de transmissão absurdamente inovadora e com diversos recursos tecnológicos, através de pacotes pagos, com preços variando entre US$ 15 e US$ 99. Vale conferir!!

GM Carlsen x GM Karjakin

Durante muitos anos, Sergey Karjakin foi o mais proeminente rival contemporâneo de Magnus Carlsen. (ambos nasceram em 1990, embora Karjakin seja 10 meses mais velho). Porém, enquanto Carlsen estava chegando à liderança do circuito mundial e vencendo o Campeonato Mundial, Karjakin ainda estava se estabilizando e encontrando seu lugar no topo.

Seu primeiro grande avanço foi vencer o Mundial de 2012 (Rapid Championship) antes de Carlsen. Depois disto, ele teve algumas vitórias notáveis ​​em torneios, incluindo dividir a liderança do Grande Prêmio do Uzbequistão em 2012 e vencer o torneio de xadrez da Noruega em 2013 e 2014 à frente de grandes nomes da elite, incluindo Carlsen.

Karjakin, que nasceu na Ucrânia, chamou a atenção do público em 2002, quando tinha 12 anos e acompanhou Ruslan Ponomariov, de 18 anos, como seu segundo oficial no Campeonato Mundial FIDE. Ponomariov tornou-se o mais jovem campeão do mundo naquele evento, e pouco depois Karjakin tornou-se o mais novo Grande Mestre de todos os tempos com 12 anos e 7 meses - um recorde que ainda permanece.

Sua carreira continuou suavemente a partir daquele momento, mas sempre na sombra de Carlsen. Embora a classificação de Karjakin melhorasse constantemente, ele não recebeu o mesmo número de convites e, portanto, oportunidades, que Carlsen e não correspondia a seus sucessos. Perguntado em uma entrevista sobre o que ele ia fazer em relação a Carlsen, Karjakin brincou que ele teria que acertá-lo sobre a cabeça com um morcego. Mas ele pode ter encontrado melhores maneiras de lutar, como ele mostrou ao vencer os torneios de elite na Noruega em 2013 e 2014, que foram em parte destinados a ser vitrines para a estrela local.

Sua vida pessoal passou por muitas mudanças ao longo dos últimos anos também. Ele foi casado duas vezes e recentemente se tornou pai. Mais proeminente, para grande consternação dos ucranianos, mudou sua federação e sua nacionalidade para a Rússia. Isso lhe deu um melhor acesso a treinadores de classe mundial que aprenderam sob o velho sistema soviético, e também apoio financeiro de um número de patrocinadores ricos, notadamente Andrey Filatov, que é presidente da Federação Russa de Xadrez e vice-presidente da FIDE.

Como jogador, Karjakin raramente toma riscos desnecessários, está disposto a grande vitórias, mesmo contra os melhores adversários, e está entre os melhores defensores do mundo. Mas ele também tem muitos princípios - ele não vai se esquivar de uma luta, se ele acredita que é a coisa correta a fazer. Essa atitude estava em plena exibição na última rodada dos Candidatos quando ele enfrentou Fabiano Caruana, seu principal rival para o título.

Karjakin só precisava de um empate para o torneio e ele tinha Brancas. Muitos GMs em uma situação similar tentariam jogar solidamente e conseguir o empate. Era óbvio que Caruana iria tentar o seu melhor para sacudir as coisas - o ônus estava claramente sobre ele. A pergunta era como Karjakin deveria responder se Caruana escolhesse uma abertura aguda? No final, Karjakin tomou a iniciativa e jogou tão agressivamente que venceu. Quer ver a partida? Clique AQUI.

Enfim... vamos ver no que dá. Eu apostaria em uma vitória bastante tranquila de Carlsen... Um palpite seria um placar próximo de 6,5 x 2,5... E você? Acha que haverá mais equilíbrio? Que Karjakin vence? Comente e acompanhe no site oficial. Aqui no blog, teremos comentários durante os dias de descanso deles.