23 de maio de 2013

O que será dos Regionais?

Paraty/RJ

Eu me lembro que, no começo deste blog, escrevi um post que ainda hoje é um dos mais acessados de todos os tempos. Talvez isso tenha ocorrido pela época de política conturbada por que passávamos. O fato é que, na ocasião, eu elogiava o Circuito de Regionais da FEXERJ. Vejam o post AQUI.

Hoje temos outro cenário, em que, politicamente estamos resolvidos. E estamos em uma fase de fortalecimento de nossas bases. A cada dia mais organizados, temos condições de melhorar cada segmento do Xadrez no estado. E isso vem sendo feito.

Uma de minhas preocupações - em sentido amplo - é com o Circuito dos Regionais. Ele perdeu a força de alguns anos atrás. E está limitado à iniciativa de alguns poucos polos de atividade pelo interior. Não temos mais aquele calendário com vários regionais e um circuito efetivamente motivante.

Entretanto, acho que isso é uma questão de ajuste e interesse dos próprios clubes, com aval da gestão da FEXERJ. O caminho é invertido. Eu, enquanto jogador, gostaria de ter um belo circuito pelo estado, com umas dez cidades ao longo do ano. Bons tempos... e muitos empates com Einhorn...

Vou jogar o Regional de Paraty que é, dentre as opções para o feriado, a mais difícil de jogar. Porém, é de amor que se faz o esporte. E lá estarei. Assim que possível, vou tentar conversar com algumas pessoas, para ao menos saber sobre suas "pré-disposições" para organizar um circuito neste formato. Tudo tem de ser compatibilizado com o calendário geral e com as cidades. Não deve ser fácil organizar isso, mas é que considero tão gratificante jogar em outras cidades que sou voluntário para tentar.

Vou colocar minhas melhores partidas do torneio, assim que voltar... Mas tirem as crianças da sala...

Abraço,
Kemper