3 de maio de 2013

FEXERJ terá um novo Estatuto!!!


Eu tenho a honra de informar a todos vocês que a Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro iniciou, na manhã da última quarta-feira, 1º de maio, o Projeto do “Novo Estatuto da FEXERJ”, que trata da compilação e revisão dos itens que regem a macro da atividade enxadrística no estado do Rio de Janeiro.

Antes de qualquer ponderação sobre o assunto, gostaria de, primeiramente, agradecer pela confiança em mim depositada pelo Presidente da FEXERJ, Alberto Mascarenhas, por ter sido designado como relator deste projeto, acompanhado de excelentes colaboradores, componentes do Comitê de Trabalho, sobre o qual falarei em breve.

Trata-se de uma medida necessária ao desenvolvimento da prática do Xadrez no âmbito deste estado. É, provavelmente, a maior realização almejada pela atual administração, que não pretende utilizar o estatuto como meio de manobras políticas, mas sim como instrumento de efetivas realizações no âmbito do Esporte. É algo muito além das vontades de um ou outro, é um objetivo que pretende beneficiar a comunidade em geral. E garanto que assim será. Como vocês bem sabem, não sou dado à demagogia...

Basicamente, temos os seguintes desenvolvedores a serviço da comunidade enxadrística:

Núcleo Jurídico (NJ): André Kemper, José Blanco, Rafael Rafic e Thales Castro.
Comitê do Projeto: NJ, Alberto Mascarenhas, Eduardo Anzuategui, David Gomes, Ubiratan Marques, Frederico Argolo, Renato Oliveira, Marcelo Einhorn, Reynaldo Velloso, José Eduardo Maia e Élcio Mourão.
Consultor: Friedrich Salamon.

A reunião inicial definiu o cronograma básico de trabalho e as premissas a serem respeitadas ao longo do projeto. Em linhas gerais, seguiremos as datas abaixo:

1/5/2013 – Início do Projeto (REALIZADO).
31/7/2013 – Validação de Minuta pelo Núcleo Jurídico.
31/10/2013 – Validação de Minuta pelo Comitê do Projeto.
31/10/2013 – Envio da Minuta aos Diretores de Clube.
1/11/2013 a 19/12/2013 – Prazo para Comentários dos Diretores de Clube.
20/12/2013 – Validação da Minuta agregada.
Janeiro/2014 – Deliberação sobre o Estatuto em Assembleia Geral Extraordinária.

Gostaria de registrar que se trata de um processo democrático e que a intenção é a de agregar valor ao Xadrez no Estado do Rio de Janeiro. Repito que é algo que transcende interesses individuais e que TODOS têm como participar. Os integrantes do comitê estão disponíveis para todos os atletas.

Espero atender às expectativas geradas e fazer um bom trabalho. Conto com cada um de vocês.

Grande abraço,
André Kemper