21 de junho de 2014

Dia do Xadrez Fluminense

Prezados,

Hoje, em um cenário consolidado administrativa e juridicamente, com um novo estatuto em vigor, temos de destacar algumas de suas alterações. Muitas delas surtirão efeito na prática, tal qual a que resolvi enfatizar hoje. Definiu-se que no dia 21 de junho de cada ano será comemorado o Dia do Xadrez Fluminense.


Creio se tratar de um marco em nossa recente história, por tudo o que se tem feito. Pelos acertos cometidos e pelas melhorias que estão por vir. É importante que se tenha uma justa homenagem para o nosso Xadrez, que tanto sofreu com o descaso de outrora e que segue navegando rumo ao senso comum. Todos somos merecedores, em especial os jogadores, que se mostraram mais participativos e avançaram qualitativamente no passado recente. 

Eu, em particular, parabenizo o ÚNICO dentre nós que é realmente abnegado e incansável. O que consegue sustentar os frágeis alicerces de nossa federação: Alberto Mascarenhas. Sem ele, nada teria sido possível. Nada do que um dia foi vontade de uma maioria teria se consolidado. Como disse, falo em particular, por realmente me sentir agradecido pelo que ele fez por mim, vez que sou um amante incondicional do Xadrez. Obrigado, Masca!

O trecho do estatuto que prevê a data comemorativa é o seguinte: 

[...] §2º Fica instituído o Dia do Xadrez Fluminense, a ser comemorado anualmente em 21 de junho, em homenagem ao nascimento de Machado de Assis, ícone do esporte à sua época. [...]

Claro que a interrupção do calendário esportivo por conta da realização da Copa do Mundo impossibilitou a administração de fazer algo específico para tal. Entretanto, tenho a certeza de que no próximo torneio oficial teremos a lembrança.

Aí vem a pergunta que não quer calar: O que Machado de Assis representou para o Xadrez?
A resposta não é simples, principalmente quando se fala de alguém que fez história da forma que ele fez. Nascido há 175 anos, exatamente, o maior dos irônicos deixa saudades. Escolhi a crônica do nosso mestre Ronald Câmara para melhor retratar a passagem desse cidadão por aqui...

http://www.heldercamara.com.br/ronaldMACHADO.htm

Grande abraço,
Kemper.