15 de abril de 2013

Um Espetáculo de Campeonato!!

Salão do CMun (6º andar)

Meus caros,

Neste final de semana, mesmo tendo uma série de pendências e coisas para organizar, consegui me programar para jogar o Campeonato Carioca. Isso ocorreu graças ao planejamento que o calendário da FEXERJ me permite fazer. Antes, nunca se sabia quando, onde ou mesmo se ocorreria o torneio...

Uma gestão de qualidade gera parcerias de qualidade e eventos muito bons. O Campeonato Carioca de Xadrez, disputado no Club Municipal foi um torneio muito bem organizado. Três fatores foram fundamentais: o trabalho de Selmo Bastos, como diretor do clube que sediou o evento; a presença e apoio de Alberto Mascarenhas, como presidente da federação - o cara estava mais de uma hora ANTES do evento carregando mesas, ajudando na arrumação, recebendo as pessoas - e, claro, a cordialidade de TODOS os participantes. Não houve um único problema. Estão todos de parabéns!

No tabuleiro, o campeão foi nosso saudoso e talentoso atleta José Jorge de Carvalho, mais conhecido como JJ. Um torneio bem equilibrado, em que os quatro primeiros terminaram empatados. O resultado final está AQUI.

José Jorge (2204) - Campeão Carioca 2013

Nosso clube teve uma participação histórica, com 21 atletas inscritos. Foi muito bom ver que a adesão foi alta. Destaque para meu amigo Bruno Perrone, que alcançou o 5º lugar invicto, logo depois dos líderes e apenas meio ponto atrás do campeão - com quem empatou.

Bruno Perrone (melhor atleta CMun)

Fiquei muito feliz de estar com o pessoal do clube novamente e orgulhoso por fazer parte dessa equipe maravilhosa. Consegui tirar essa foto com meia dúzia (literalmente) de gatos pingados... Ficou boa!!! Parabéns também aos nossos atletas CMun: Juarez Lima (melhor B) e Sérgio Oliveira (melhor veterano).

(Sairo, Werner, Yunes, Kemper, Perrone e Zacarias)


Juarez Lima (melhor B)

Sérgio Oliveira (melhor veterano)

Meu rendimento foi um pouco abaixo do esperado. Fiz apenas 50% dos pontos, mas acho que, com uma exceção, fiz boas partidas. Resolvi colocar aqui no blog duas delas. Uma em que fui enrolado por um mestre e outra em que enrolei meu adversário. Ambas situações são desconfortáveis.

Reparem duas coisas na partida com o MF Mascarenhas: No lance 19, todas as casas da coluna "e" estão ocupadas. Inédito para mim... E outra: no lance 28, eu tenho 39 min no relógio, contra apenas 2 min do mestre. Cometi o erro de tentar explorar isso, sem me preocupar tanto com o tabuleiro. Joguei mal e abandonei alguns lances depois. 28. Cc4 seria muito mais confortável e provavelmente levaria a outro cenário. 


A outra partida foi contra um jovem. Acho que ele tem 11, 12 anos. Não o conhecia, mas me disseram antes da rodada que ele é o atual campeão Sub-12. Confesso que sempre respeito meus adversários, inclusive os menos experientes. E joguei da melhor forma possível. Estava um pouco cansado, pois era a terceira partida do dia. Joguei linhas simples e esperava por um erro. E o garoto não errava de jeito algum. A posição era claramente de empate. Ele me ofereceu empate no lance 31. A regra diz que ele deve fazer o lance e oferecer o empate. Apenas pedi que ele fizesse o lance. Ele jogou 31. Dd4 e manteve a oferta de empate. Resolvi forçá-lo a acertar mais uma vez e recusei, jogando 31. ... Dc5, oferecendo a troca de Damas. Isso o levaria a um lance único: Re3. Se ele fizesse esse lance, seguiria empatado e eu tentaria algo com xeques, inicialmente por c1. Ele, também cansado, evitou calcular mais a fundo e simplesmente trocou as Damas, entrando em um final completamente perdido. E assim foi. Perdeu o jogo, mas ganhou experiência - exatamente como eu na partida anterior...



Com certeza teremos um Estadual Absoluto muito mais forte. E a FEXERJ, claro, já tem as datas do evento: dias 18, 19, 25 e 26 de maio. Programem-se!

Grande abraço,
Kemper