10 de setembro de 2013

A Conquista do Ano!!!




Depois de uma temporada de muito trabalho e inúmeras vitórias, o momento mais esperado pelos atletas de meu clube era o Campeonato Estadual Interclubes. Já havíamos conquistado muito, desde o Sub-8, até o Campeonato Estadual Absoluto, passando pelo título, também individual, na classe B; e diversos resultados expressivos por todo o estado. Estivemos entre os cinco primeiros em todos os regionais que disputamos e tivemos excelentes participações - quantidade e qualidade - na maioria dos eventos oficiais.

Porém, faltava algo. Faltava alcançar o título máximo por equipes. O maior evento do ano. Os melhores jogadores do Rio de Janeiro - e até alguns de outros estados - estavam presentes. Era o que queríamos: conquistar algo que por muito pouco não conquistamos nos últimos anos.

A FEXERJ mostrou-se gigantesca. O evento foi bem organizado. Houve planejamento e exímia destreza na execução. Parabéns ao MF Alberto Mascarenhas, ao AF Marcelo Einhorn e ao AA Rafael Rafic, pelo excelente desempenho, enquanto organizadores. 


Como estava dizendo, queríamos muito brigar por este título - e nos preparamos. Levamos nossa força máxima. Nossos atletas estavam cientes de que haveria muitas batalhas, mas que a vitória era possível. E a emoção - que diversas vezes deu lugar ao desespero - durou até a última partida, do último match, da classe C. Quem diria... como sempre, a base de nosso Xadrez decidiu o torneio. 

Levamos duas equipes para cada categoria, visando prestigiar o evento e permitir que um maior número possível de jogadores efetivamente participasse. Havia muita expectativa na nossa classe A, com o que de melhor há: bons jogadores!! Formaram a equipe: nosso MF Vinícius Vilela, Artur Santa Cruz (campeão carioca 2010), Rodrigo Zacarias (campeão estadual absoluto 2013), Paolo Ghiu e Silas Fernandes (campeão carioca 2009). Com altos e baixos, chegamos a um honroso 4º lugar, em uma disputa com várias equipes muito bem preparadas. 



Na Classe B, éramos os favoritos. Renato Werner (campeão estadual), Marcos Nora (vice-campeão estadual, Rafael Serpa (o melhor 3º tabuleiro), Rogério Félix e Gustavo Leoni formaram a equipe que teve - se não me engano - o melhor resultado de uma equipe B na história do Interclubes. Fizeram 100% dos pontos, confirmaram o favoritismo e garantiram a "promoção" de pelo menos dois de seus integrantes à classe A.



Na classe C, tivemos emoção. Ah, sim! Muita emoção!! A equipe formada por Felipe Campos, Letícia Fritz (que nome!), Marcos Santiago, Marlon Renato, Reryckson Grace, Rodrigo Naue e Guilherme Matheus promoveu um dos maiores testes para cardíaco que poderia... Com muita garra, lutando partida a partida, conseguiram superar todas as dificuldades e conquistar um lugar no pódio. Um terceiro lugar que fez TODA a diferença. E a decisão ocorreu em um empate de Felipe Campos que, em uma posição vencedora, conseguiu suportar a pressão do tempo - menor que 1 min - e a da torcida, que o cercou nos minutos finais de partida. 



No detalhe, diante de mais de 350 jogadores e suas 56 equipes, o Club Municipal sagrou-se Campeão Geral do Interclubes. Levamos para casa, a concretização de muito trabalho, de cada um de nós. E ano que vem, lá estaremos, buscando mais uma conquista.


Cabe aqui, parabenizar a todos os atletas do clube, que se mostraram comprometidos com o ideal de vencer. Foi uma luta sem fim. Nosso eterno mestre Selmo Basto mais uma vez lá esteve. Incansável, destemido e aguerrido. Sem ele, NADA seria possível. Fico com sua frase, depois da comemoração, no momento da despedida: "Kemper, ainda não caiu a ficha para mim. É  um sonho realizado. Amanhã é que vou ver o reflexo de tudo isso, com as fotos, os comentários. E agora, começa tudo de novo."


Quem quiser conferir os resultados, aqui estão os link, por categoria:




O link para as quase 500 (quinhentas) fotos do evento, está AQUI.

Parabéns para TODOS nós!!!

Grande abraço,
Kemper