20 de agosto de 2012

Mulheres no Xadrez

Meus caros,

Recentemente, em meio a minhas atividades, encontrei algum tempo para pesquisar sobre um tema que muito me intriga: as mulheres no Xadrez. Depois de ter conhecido, em março, uma jogadora de elite, passei a acreditar mais ainda no potencial feminino. Veja AQUI.

O fato é que não temos jogadoras de elite no Brasil. Não sei bem a razão, mas é algo similar ao fato de não termos uma dúzia de GMs e nunca ter sido superada a barreira dos 2.700 pontos.  Creio que exista uma combinação negativa no esporte como um todo. Desde o xadrez de base, até os nossos melhores jogadores. Porém, o foco neste post está nas mulheres...

Não é comum ver mulheres competindo. Em minha cidade, no Brasil como um todo e, arrisco-me a dizer, em todo o Mundo, são poucas as jovens que praticam o Xadrez. Existe uma barreira cultural, no sentido de que a tradição sempre foi de atribuir esta prática aos homens. Em geral, temos ambientes propriamente masculinos. Em muitas situações, não há incentivo para que mulheres participem dos torneios, nem sob o ponto de vista da premiação, nem sob a existência de condições adequadas à presença delas.

Justificado o interesse no assunto, vou prestigiar três Grandes-Mestres femininas, as chamadas WGMs. Neste momento, não vou mencionar as super-jogadoras, como Judit Polgar, que são Grandes-Mestres segundo os critérios e requisitos estabelecidos para os homens. Por enquanto, vamos às normais...

1. Sophie Milliet

IM Sophie Milliet

Nascida na França (Marselha), tem 28 anos. Aprendeu a jogar aos quatro anos de idade e é a atual campeã francesa. Hoje, aparece com 2.411 pontos de rating FIDE, tendo obtido seu título de WGM em 2003, aos 19 anos de idade. Mais tarde, em 2009, atingiu o nível de Mestre Internacional.


2. Ticia Gara

WGM Ticia Gara

Nascida na Hungria (Budapeste), tem 27 anos. Detém o título de Woman Grand Master, desde 2002. Seu rating FIDE é de 2.385.


3. Lilit Mkrtchian

IM Lilit Mkrtchian

Nascida na Armênia, tem 30 anos. Hoje, tem 2.454 de rating FIDE, mas já teve rating superior a 2.500. Foi quatro vezes campeã americana de Xadrez. Tornou-se WGM em 1998, quando tinha apenas 16 anos. Aos 21, alcançou o posto de Mestre Internacional de Xadrez (IM).

Espero que, em pouco tempo, possa incluir nossas jogadoras neste seleto rol!!

Grande abraço,
André Kemper